A marca mineira de beachwear Cila, criada pela estilista Tetê Vasconcelos, se destacou entre os desfiles realizados no dia 13 de maio, no Minas Trend Preview. Com o tema "Olhares", a coleção de verão 2012 da grife foi marcada pela variedade de cores e estampas.
Um olhar de fora para dentro norteia o processo de construção do verão 2012 da Cila.
Assumindo a posição de observadora, a estilista Tetê Vasconcelos reflete sobre o percurso da vida, debruçando-se sobre si mesma, sobre o ambiente, sobre o planeta Terra, os seres e os elementos ao redor.
Em outro momento de “distanciamento”, a extensão do seu olhar varre, nessa dimensão ampla, as praias...e encontra o sol, elemento vital desse universo. O sol que desperta, ilumina e aquece, traz vida, energia, emoções.
Por último, o trabalho “La terre vue du ciel”, do fotógrafo francês Yann Arthus- Bertrand, torna-se a grande referência da estilista. Sempre com um olhar de cima para baixo, ele é responsável por fotografias aéreas que capturam imagens, despertam emoções e geram reflexões. E, mais uma vez, o foco “de fora para dentro”.
ESTAMPA PRINCIPAL
Nasce daí a inspiração para a estampa principal da coleção, batizada de Vue du ciel. As fotos de Bertrand, principalmente as que retratam belezas naturais, foram desconstruídas, resultando em uma rica mistura de texturas, que ora remetem às montanhas, ora a rios em movimento, ora às formações rochosas.
Na coleção, ela vem em três variantes: Vue du Ciel Bleu, com predominância de azul ao fundo e cores em tonalidades eletrizantes, numa verdadeira explosão de alegria. Vieu du Ciel Coloré , que apresenta uma profusão de cores vivas, bem no espírito do verão. Vieu du Ciel Vert, uma proposta mais neutra, em várias tonalidades de verdes mais secos.
Repleto de signos, o desenho mostra os rios, símbolos do percurso da vida e suas ramificações. A explosão de cores faz referência ao sol, que projeta mil cores e dá vida.
O barquinho representa a ferramenta da vida, que segue pelos rios, gerando reflexões sobre qual seria o barquinho na vida de cada um. A casinha simboliza o nosso canto, o nosso porto seguro, o local onde é possível se recuperar dos ataques do mundo externo
O desenho espelhado para todos os lados alude à força da continuidade, do ciclo.
ESTAMPAS
As estampas foram desenvolvidas com efeitos de ilusão de ótica, pixelados e texturas.
Pix Flower - Floral preto e branco, no qual formas e tons conferem vivacidade ao desenho.
Sebkha - Imagem borrada e abstrata com mistura de nuances e cores elétricas. A referência são os lagos de sal temporários, que formam linhas de areia preenchidas por depósitos de sal.
Stones - Desenho de pedras com efeito de irregularidade e profundidade.
Bloom River - Floral delicado aplicado sob transparência neutra, com aparência de feito à mão.
Retrô Flowers - Cores e desenhos com motivos naturais em estilo moderno e retrô.
Prismatic - O aspecto gráfico brinca com a decomposição de seus componentes e nuances.
Savana - Animal print remetendo às savanas africanas fotografadas por Yann.
Foliage - Profusão de folhas estilizadas conduzida por migrações de tons.
FORMAS
Biquínis
Sutiãs
Modelo lenço - Pode vir com uma peça de metal pequenina ou com minidrapês localizados. Ora a modelagem tem diferentes amarrações nas costas, ora o bojo é fixo, ora removível.
Cortininha - Chega com cara nova: bojo mais estruturado e detalhe de metal na medida certa.
Tomara que caia - Surge em diversas versões, entre elas alças em outras texturas, que sofisticam modelitos mais básicos; metais que parecem flutuar sobre a peça; costas com diferentes sugestões para amarração; bojos em formato quadrado ou bem arrendondados.
Meia-taça – Elegante com alças mais larguinhas.
Formato em ‘U” - Com alça cruzando, ou não, na frente ,
Sut-camisetinha - A peça esconde a barriga e vai até o encontro da calcinha, passando a ilusão de um maiô com pegada retrô.
Calcinhas
As calcinhas são menores e as laterais podem vir com lacinhos ou tira regulável, com franzidos no bumbum e aplicações de pequenas peças de metais. Mas há espaço na coleção para peças com modelagem maior e até para uma hot pant bem alta
Maiôs
Os maiôs comparecem com decotes profundos, decotes quadrados, drapês em leves tecidos, que marcam a cintura. Há os tomara que caia com bojos estruturados em diversos formatos, frentes-únicas no estilo engana-mamãe, sainhas que cobrem o bumbum, blusados com alcinhas crossover. Assimétricos e recortes orgânicos também estão presentes na coleção.
LINHA RESORT
A Cila aposta em vestidinhos leves frente-única, tomara que caia com opção de alcinhas que mudam o look, modelos com decote em “V” e em estilo regatona.
Vestidos e saias longas, macacões e pantalonas integram a linha resort ao lado de blusas-lenço, kaftans estilosos e saruels seventies. Shortinhos e minissaias se juntam às bermudas, calças e chemises.
DETALHES
Peças de metal exclusivas nos banhos cobre, ouro velho e prata velha, com destaque para o cobre ,que joga bem com as estampas.
TECIDOS
A coleção trabalha com mix de texturas e em destaque os tecidos tecnológicos:
• tecido laquê com brilho com fio Xtra LifeÒ, que é dez vezes mais resistente ao cloro do que o elastano convencional.
• tecido light® com fio Amni® , para cores lisas
• tecido xbio e Aquos com a fibra elástica lastol, para lisos e estampados
Nas peças resort, aparece o mesh top construído com fibra celulósica; o tule deluxe, que traduz leveza e fluidez; o delicato, uma mistura de modal com seda, muito leve, que passa a sensação de "pele sobre pele, e o fluit com fio Amni® nas versões opaco e com brilho.
CORES
A referência para a cartela de cores também vem do trabalho do fotógrafo Yann Arthus - Bertrand. Predominam dois tons de verdes - o cipó, mais escuro e seco, e o esmeralda, mais iluminado; dois tons de azuis - o marine, claro e bem vivo, e o azurita, que lembra o azul Klein; dois tons de laranja - o magma (tom de larva de vulcão) e o scarlet, rosado.
Completam a cartela o turmalina (roxo bem vivo) e o quartzo (marrom).