quarta-feira, 22 de junho de 2011

Engenharia da Roupa no Rio-à-Porter

A Engenharia da Roupa marcou presença no Rio-à-Porter, salão de negócios paralelo ao Fashion Rio, que será realizado de 30 de maio a 1° de junho, no Cais do Porto, apresentando a coleção Refrescante como a brisa de verão.

Fotos divulgação

Engenharia da Roupa

Verão 2012

Refrescante como a brisa de verão
 
Um mix de tendências, uma paleta de cores, decotes, listras e flores. Misturando tudo isso com elegância e charme, a Engenharia da Roupa faz o seu coquetel de verão.

Uma coleção arejada, inovadora, irresistível. Gostosa de usar, alegre de ver.

Começando pelas cores: branco, areia, amarelo, laranja e uma escala de azul que vai até o roxo, além de misturas do branco e preto.

Passando pelas tendências: listras, náutico, bolas e blocos de cores; jeans com tie dye, com multi pespontos, e misturas de rendas; roupas esportivas trabalhadas com sofisticação e contemporaneidade. E muita ousadia nas transparências e decotes.

Parando nas estampas: o ponto forte do verão: elas são flores, frutas tropicais e vêm até mesmo inspiradas em répteis.

Vestindo as formas: dos anos 60, 70 e 80. O minimalismo é o máximo.

Sentindo os tecidos: jeans, sarja, malha, tricoline, laise, algodão, seda, georgette e renda.

Resumindo: macacão, macaquinho, bermudas e blusas com formas mais quadradas não podem faltar. E o sol, muito sol.

 







Clair no Encontro da Moda


Clair
Coleção de verão

Lançada há cerca de um ano, a marca mineira Clair participou pela primeira vez do Encontro da Moda primavera/verão 2012, realizado entre os dias 20 e 22 de junho, no Centro de Conveções Frei Caneca, em São Paulo. Paralelamente, a estilista e criadora da marca, Clair Jesus, também expôs, no Salão Moda Brasil, a nova coleção “Preciosidades”.

Inspirada no rico universo de Minas Gerais, a coleção da Clair homenageia as belezas naturais, cores, águas das cachoeiras, montanhas, o Belo Horizonte, o jeito mineiro de ser. Com criações artesanais e contemporâneas em crochês misturadas à renda, sedas e couro, a nova coleção comprova o sucesso da grife, já destacado durante o lançamento da primeira coleção de inverno, batizada de Atemporal.

A Clair aposta em duas direções neste novo trabalho:  Anos 70 e Beleza Imaginária. Na primeira, predominam tecidos texturizados como algodão, viscose, renda, cetim, jérsei e couro.  As formas são fluidas com volumes discretos e em linha "A", e revelam mangas assimétricas, ombros à mostra, comprimentos midis em vestidos, chemisiers e jaquetas. Tops longos são o básico/permanente e ganham glamour com sobreposições e bordados.

 Em Beleza Imaginária, destacam-se preciosas peças artesanais, luxo verdadeiro, com edição limitada, que valorizam o corpo feminino. O crochê com cara contemporânea é ousado e inovador e vem misturado com elementos diferenciados como seda, chamois, couro, metal, rendas, pedrarias, criando novas texturas. Franjas de seda, plissados e macramês complementam o trabalho com efeitos surpreendentes e sofisticados. 

O feito à mão faz parte do DNA da Clair, que se apoia em um trabalho artesanal criando tramas de crochês que se misturam à ricas matérias-primas, como seda, couro, renda, metal, bordados. O mix de elementos resulta em novas e surpreendentes texturas.

Outro braço importante da marca é a alfaiataria, renovando clássicos com olhar contemporâneo e com modelagem impecável e ergonômica. A moulage, técnica que Clair de Jesus descobriu quando ela ainda não era muito divulgada no país, é outra forte característica da marca.  

Este olhar visionário também fez da grife um grande sucesso em sua participação no Minas Trend Preview, entre os dias 11 a 14 maio, e no Rio-à-Porter, de 30 de maio à 1º de junho.

 
 

terça-feira, 21 de junho de 2011

Mary Design surpreende no Minas Trend Preview

No dia 12 de maio, no segundo dia de desfiles, a grife mineira Mary Design pisou na passarela no Minas Trend Preview e surpreendeu a todos com a apresentação da coleção de verão 2012, chamada "A casa azul".

Mary Design
Desfile verão 2012


A CASA AZUL

Na abertura do desfile, todas as modelos estavam em cena, inverso do que normalmente acontece - algumas sentadas em cadeiras de varanda, outras em pé, simulando a clássica cena da foto de família. No começo, percorriam cômodos imaginários. Na passarela, uma projeção da planta de uma casa sugeria o caminho dessa visitação.

A trilha teve papel fundamental. Iniciava com ruídos, cachorros latindo, pássaros, crianças...Denise Gonzaga, cantora lírica, entoava cantiga do folclore do Vale do Jequitinhonha, Elis Regina enumerava, em Quero(Thomas Roth), simples desejos.


Modelos sonhadoras passeavam com vestidos desestruturados cor de chá, confeccionados com tecido de fralda, material caseiro que remetia a algo conhecido. Em alguns pontos, esses vestidos eram repuxados por prendedores de roupa de madeira, como num varal.
 

Chinelões de palmilha de palha e cabedal de bucha vegetal, idealizados por Mary Arantes, sugeriam o estar em casa prazerosamente.
 

Na cabeça, luminárias de papel de arroz simulavam ninhos, casulos esculturais.
A maquiagem clara, suave, boca rosada, sugeria o natural.
 

Em grande parte do desfile, a maioria das bijus inspiravam suavidade, seja nas formas, na leveza ou nos tons apastelados, crus e naturais. O feito à mão ganhou espaço em colares de couro com bordados de pontos de cruz inspirados nas toalhas de mesas e panos de prato.
 

Outra parte falava da alegria, em cores vivas, tendo o laranja e o vermelho como cores mestras.
 Algumas bijus foram projetadas de forma agigantada, como o colar de prendedores de roupa, a placa da porta ”Entre Sem Bater” e a placa “Rua do Comércio” - era bijus outdoors.
 

Colares feitos com casinhas de madeira, de brinquedo, brincavam com nossos sonhos de criança. Pulseiras reutilizadas de latas de massa de tomate, sardinha e milho enfeitavam os braços dessas meninas caseiras...
 

Todo o desfile foi pensado na construção do cenário-casa, pessoas, varanda, planta arquitetônica, música, ruídos...
 

Na recriação desse universo poético, imagens do cotidiano - gato, cachorro, máquina de costura, abajour - , gravadas na memória, viraram ícones de bijus.
 

Modelos veteranas foram convidadas especiais de nosso casting reescrevendo a história de parceria, de memória da marca e de casa.
 

A Casa Azul da estilista Mary Arantes, a sua infância, a casa interior de cada um, que transpõe a geometria: casa-lembrança, casa-cheiro, casa-ninho, casa-alma.

Mary Arantes fez dedicatórias especiais para todos os que participaram da construção do desfile.
DJ- Felipe Forattini- Quando, do meu Mac pequenino, saiu o som da trilha do nosso desfile, fechei os olhos e agradeci a Deus.  Ao abri-los, vi que toda a equipe de estilo chorava. O silêncio feito foi como uma oração. Você nos emocionou.

Roupas - Apartamento 03 - Amados Lú e Léo, a amizade e carinho, mútuas, sempre estiveram acima de tudo, mas a bondade de vocês consegue ser ainda  maior que o talento desse estilo que AMO! Os vestidos de fralda ficarão para sempre na memória afetiva.

Cenografia - Arquitetura Pedro Lázaro - Querido amigo, faz tempos que você mora em meu coração, fez  o projeto do nosso showroom, que é um templo de design. Agora me presenteia com esta cenografia maravilhosa. Mas, o mais lindo de tudo, foi perceber o brilho em seus olhos e o amor e carinho em cada traço dessa planta, dessa construção. Pelo café em sua casa que nos acolheu, Deus lhe pague!

Rita Velloso - Querida menina, te vi crescer, me acostumei a te ver menina e me assustei com a Rita imensa, filósofa e única, que nos deu aulas de casa, vida e filosofia.

Xalingo Brinquedos Infantis - Tâmara, a você, em especial, nosso agradecimento pelos kits “Brincando de Engenheiro”, com que montamos nosso colar/brinde, casinha que nos leva a um lugar de brincar, onde guardamos nossas melhores recordações.

Assessoria de Imprensa - Salamandra Comunicação/Heloisa Aline - Amada Loló, há quanto tempo estamos juntas nesta estrada, que teima em fazer desvios e, ao mesmo tempo, nos conduz a outras direções. Faz parte da moda, o vaivém, o entra e sai. Quase tudo cai de moda, mas me conforta saber que nossa amizade e carinho perduram.

Slylist - Mary Arantes e Rodrigo Cezário - Menino lindo, sem você minha arritmia teria sido maior... sua delicadeza, profissionalismo, tranquilidade, olhar diferente sobre coisas banais, me faz querer ficar ao seu lado, agarradinha, prá ver se pego  a paz e talento que aí moram.

Spatifillus - Gilson, Dione e Mama - Vou ter que ir até Cidinha do Norte a pé, para agradecer a sandália feita, como sempre, amorosamente.

Ouvidor Shop - Quando liguei para Rigielle e Jefferson, pedindo apoio, escutei: ”De que mais você precisa?”... Além das bases dos anéis de vidrotil, queria ter pessoas como vocês sempre ao nosso lado.

Estilo Mary Design - Mary Arantes, Manu Romano, Isabel Moraes e Fernanda Torquetti - Não tenho palavras para agradecer o significado de comungar esta coleção com vocês. Que o altar divino (deve ser de design), que mora dentro de cada uma, seja lugar permanente do meu agradecimento. À Juliana, que nos acompanhou pelo Face e e-mails, de licença maternidade. Nosso agradecimento.

À MD Fábrica, e a todos fornecedores, que esculpiu, fundiu, soldou, colou, poliu,  acreditou e ajudou a construir a Casa Azul, obrigada.

Design gráfico - Gabriel Arantes e Gabriela Silva - Gabi e Gabri, muitas vezes me vejo em vocês, criando, vibrando com o bom design, uma alegria imensa e uma vontade gigante de vencer na vida, fazendo tudo de forma correta e justa, mergulhando fundo e trazendo à tona a verdade sobre tudo que criam, seja ela mínima. Bom tê-los ao nosso lado,  filho e norinha querida.

Fotos de produto - Juliano Arantes - Jú, querido filho, digo sempre que o fotógrafo é um mentiroso, vê beleza onde ninguém nada vê. O olhar, tenho certeza, é o grande dom que Deus nos deu, e Ele te fez fotógrafo, certamente pela sua forma de enxergar o belo nas coisas mais simples da vida. Pelo seu olhar, meu beijo.

 







Verão Cila 2012

A marca mineira de beachwear Cila, criada pela estilista Tetê Vasconcelos, se destacou entre os desfiles realizados no dia 13 de maio, no Minas Trend Preview. Com o tema "Olhares", a coleção de verão 2012 da grife foi marcada pela variedade de cores e estampas.


CILA

 VERÃO 2012

OLHARES

Um olhar de fora para dentro norteia o processo de construção do verão 2012 da Cila.
Assumindo a posição de observadora, a estilista Tetê Vasconcelos reflete sobre o percurso da vida, debruçando-se sobre si mesma, sobre o ambiente, sobre o planeta Terra, os seres e os elementos ao redor.

Em outro momento de “distanciamento”, a extensão do seu olhar varre, nessa dimensão ampla, as praias...e encontra o sol, elemento vital desse universo. O sol que desperta, ilumina e aquece, traz vida, energia, emoções.

Por último, o trabalho “La terre vue du ciel”, do fotógrafo francês Yann Arthus- Bertrand, torna-se a grande referência da estilista. Sempre com um olhar de cima para baixo, ele é responsável por fotografias aéreas que capturam imagens, despertam emoções e geram reflexões. E, mais uma vez, o foco “de fora para dentro”.

ESTAMPA PRINCIPAL

Nasce daí a inspiração para a estampa principal da coleção, batizada de Vue du ciel. As fotos de Bertrand, principalmente as que retratam belezas naturais, foram desconstruídas, resultando em uma rica mistura de texturas, que ora remetem às montanhas, ora a rios em movimento, ora às formações rochosas.

Na coleção, ela vem em três variantes: Vue du Ciel Bleu, com predominância de azul ao fundo e cores em tonalidades eletrizantes, numa verdadeira explosão de alegria. Vieu du Ciel Coloré , que apresenta uma profusão de cores vivas, bem no espírito do verão. Vieu du Ciel Vert, uma proposta mais neutra, em várias tonalidades de verdes mais secos.
Repleto de signos, o desenho mostra os rios, símbolos do percurso da vida e suas ramificações. A explosão de cores faz referência ao sol, que projeta mil cores e dá vida.

O barquinho representa a ferramenta da vida, que segue pelos rios, gerando reflexões sobre qual seria o barquinho na vida de cada um. A casinha simboliza o nosso canto, o nosso porto seguro, o local onde é possível se recuperar dos ataques do mundo externo

O desenho espelhado para todos os lados alude à força da continuidade, do ciclo.

ESTAMPAS
As estampas foram desenvolvidas com efeitos de ilusão de ótica, pixelados e texturas.

Pix Flower - Floral preto e branco, no qual formas e tons conferem vivacidade ao desenho.
Sebkha - Imagem borrada e abstrata com mistura de nuances e cores elétricas. A referência são os lagos de sal temporários, que formam linhas de areia preenchidas por depósitos de sal.
Stones - Desenho de pedras com efeito de irregularidade e profundidade.
Bloom River - Floral delicado aplicado sob transparência neutra, com aparência de feito à mão.
Retrô Flowers - Cores e desenhos com motivos naturais em estilo moderno e retrô.
Prismatic - O aspecto gráfico brinca com a decomposição de seus componentes e nuances.
Savana - Animal print remetendo às savanas africanas fotografadas por Yann.
Foliage - Profusão de folhas estilizadas conduzida por migrações de tons.

FORMAS

Biquínis

Sutiãs
Modelo lenço - Pode vir com uma peça de metal pequenina ou com minidrapês localizados. Ora a modelagem tem diferentes amarrações nas costas, ora o bojo é fixo, ora removível.
Cortininha - Chega com cara nova: bojo mais estruturado e detalhe de metal na medida certa.
Tomara que caia - Surge em diversas versões, entre elas alças em outras texturas, que sofisticam modelitos mais básicos; metais que parecem flutuar sobre a peça; costas com diferentes sugestões para amarração; bojos em formato quadrado ou bem arrendondados.
Meia-taça – Elegante com alças mais larguinhas.
Formato em ‘U” - Com alça cruzando, ou não, na frente ,
Sut-camisetinha - A peça esconde a barriga e vai até o encontro da calcinha, passando a ilusão de um maiô com pegada retrô.

Calcinhas
As calcinhas são menores e as laterais podem vir com lacinhos ou tira regulável, com franzidos no bumbum e aplicações de pequenas peças de metais. Mas há espaço na coleção para peças com modelagem maior e até para uma hot pant bem alta

Maiôs
Os maiôs comparecem com decotes profundos, decotes quadrados, drapês em leves tecidos, que marcam a cintura. Há os tomara que caia com bojos estruturados  em diversos formatos, frentes-únicas no estilo engana-mamãe, sainhas que cobrem o bumbum, blusados com alcinhas crossover. Assimétricos e recortes orgânicos também estão presentes na coleção.

LINHA RESORT
A Cila aposta em vestidinhos leves frente-única, tomara que caia com opção de alcinhas que mudam o look, modelos com decote em “V” e em estilo regatona.
Vestidos e saias longas, macacões e pantalonas integram a linha resort ao lado de blusas-lenço, kaftans estilosos e saruels seventies. Shortinhos e minissaias se juntam às bermudas, calças e chemises.

DETALHES
Peças de metal exclusivas nos banhos cobre, ouro velho e prata velha, com destaque para o cobre ,que joga bem com as estampas.

TECIDOS
A coleção trabalha com mix de texturas e em destaque os tecidos tecnológicos:
• tecido laquê com brilho com fio Xtra LifeÒ, que é dez vezes mais resistente ao cloro do que o elastano convencional.
• tecido light® com fio Amni® , para cores lisas
• tecido xbio e Aquos com a fibra elástica lastol, para lisos e estampados

Nas peças resort, aparece o mesh top construído com fibra celulósica; o tule deluxe, que traduz leveza e fluidez; o delicato, uma mistura de modal com seda, muito leve, que passa a sensação de "pele sobre pele, e o fluit com fio Amni® nas versões opaco e com brilho.

CORES
A referência para a cartela de cores também vem do trabalho do fotógrafo Yann Arthus - Bertrand. Predominam dois tons de verdes - o cipó, mais escuro e seco, e o esmeralda, mais iluminado; dois tons de azuis - o marine, claro e bem vivo, e o azurita, que lembra o azul Klein; dois tons de laranja - o magma (tom de larva de vulcão) e o scarlet, rosado.
Completam a cartela o turmalina (roxo bem vivo) e o quartzo (marrom).









Patrícia Motta desfila no Inhotim

Patrícia Motta, estilista da grife que leva o mesmo nome, inovou no lançamento do catálogo verão 2012, chamado "Coleção Jardim", apresentado no Minas Trend Preview. Vindo de encontro com o tema, o desfile da marca aconteceu no Inhotim, que fica em Brumadinho, cidade próxima à Belo Horizonte, na manhã do dia 12 de maio.


Patrícia Motta

Verão 2012

Coleção Jardim

Viagens, descobertas, alegria e sofisticação são ideias que inspiram a coleção Patrícia Motta verão 2012. A mistura de cores frias com tons quentes aguçam os sentidos.

De um passeio pela estética dos anos 50 e dos anos 70, a marca mineira extraiu algumas referências, sutilmente pinceladas.

O resultado desse flerte são silhuetas contemporâneas e frescas, que destacam cinturas marcadas, volumes nas saias e vestidos, enriquecidas pelo mix de matérias-primas: o couro e o chamois se juntam à leveza da seda, ao tule e ao python.

Pantalonas de cintura alta convivem com longos em seda e couro, realçados por detalhes preciosos, como vazados de folhas e flores.

As peças são valorizadas também por macramês com franjas.

Além do couro vazado e prensado ao tule, a novidade é o python trabalhado em tie-dye. O tricô de fita é outro elemento de diferenciação.

A cartela de cores explora tons relacionados ao jardim: tulipa, hortênsia, azaléia, pêssego, terra, capim-cidreira.





Rodrig Hilbert no verão 2012 da Patogê

A grife mineira Patogê participou da última edição do Minas Trend Preview, onde mostrou sua coleção verão 2012 "TROPICALIZE-SE", em um desfile na noite do dia 12 de maio. O ator Rodrigo Hilbert marcou presença no evento e  desfilou para a marca.

TROPICALIZE-SE


Cultura, música, cores e muito balanço. É assim que a Patogê apresenta a coleção Verão 2012, “Tropicalize-se”, inspirada na alegria, calor e brasilidade de todos os cantos do país.

Com batas de laise e renda e longos vestidos que remetem à Bahia e ao folclore brasileiro, o Verão 2012 exalta as cores e alegria do nosso povo e mostra que é possível festejar com estilo. Coletes, croppeds e bermudas de sarja branca rústica compõem o visual nacional e traduzem o lado casual que a Patogê tem a oferecer.

O jeans, ponto forte da marca, é trabalhado em diferentes lavagens, proporcionando efeitos vintage, durty e detonados, além das técnicas de aplicação laser que causam efeito 3D às peças. Para os acabamentos, bordados, estampas e decorações valorizam nossos aspectos culturais e geográficos conhecidos mundialmente.

O floral aparece em estampa exclusiva, transformada em blusas românticas sobrepostas em regatas de tricô artesanal. Já a estampa óptica nos faz viajar pela época através dos vestidos e macacões frente-única ,que relembram a era Disco.

Na cartela de cores canela, melancia, rosa orquídea, amarelo solar, laranja tropical, branco, azul profundo e azul acqua lembram as cores de nossas praias e tornam a coleção a cara do Brasil.

Para completar, parkas, shorts, wide legs, rolled pants e running shorts ‘tropicalizam’ a estação e apresentam o Verão 2012 Patogê. Você é nosso convidado para vivenciar as belezas brasileiras, que não saem de moda. Seja bem-vindo!










Apartamento 03 desfila no último dia do Minas Trend Preview

Com o tema "Geometria e pele", a grife Apartamento 03 mostrou, no dia 13 de maio, a sua coleção para o verão 2012 na semana de moda mineira, o Minas Trend Preview.

Apartamento 03

 Verão 2012

Geometria e pele

A geometria é o fio condutor do processo de criação da Apartamento 03 no verão 2012. O resultado são construções rigorosas, inspiradas na exatidão de quadrados, retângulos, triângulos e círculos, reconstruídos com técnica apurada, bem ao gosto da marca mineira.
 
A base do trabalho é um estudo minucioso e certeiro da modelagem, que impede que o ponto de partida seja visível.
 
A utilização de pences, recortes e piques permitem que um único tecido resulte em uma peça inteira, pronta para cobrir o corpo, embrulhando-o com feminilidade.
 
Pachworks de construção sofisticada na seda, recortes geométricos sobre a pele, transparências localizadas, texturas tridimensionais traduzem o olhar da marca sobre a estação.
 
Na linha festa, redes bordadas de pérolas - pequenas esferas - flutuam no interior das peças, velando intencionalmente o brilho.
 
O resultado são imagens de moda, ao mesmo tempo, impactantes e frescas, em que as formas retas e simples aparecem com suavidade, revelando silhuetas limpas, longilíneas e elegantes.
 
Entre os tecidos, há organza, gazar de seda, jacquard, tweed de algodão com seda e lurex, ráfia de seda e algodão.
 
Na cartela cromática, o limão brilhante faz contraponto para tons de concreto, prata, preto e natural.

Urbano e delicado, gráfico e mínimo: este é o caminho desenhado para o verão 2012 da Apartamento 03.






Última Hora no Minas Trend Preview

A grife mineira Última Hora apresentou no dia 11 de maio sua coleção verão 2012, intitulada "Iemanjá, Maria Bethânia...Sol, mar, um barquinho a navegar...", no Minas Trend Preview.


ÚLTIMA HORA
VERÃO 2012

Iemanjá, Maria Bethânia...Sol, mar, um barquinho a navegar...

Mulheres dançando com vestidos brancos rendados, Maria Bethânia,
barquinhos que deslizam no macio azul do mar...Brisa marítima, praias ensolaradas, ondas que quebram nas areias cálidas...
No verão 2012 da Última Hora, imagens múltiplas se fundem, fragmentos de ideias se interagem e costuram a coleção.
Ela chega com perfume de oferendas à Iemanjá, de flores jogadas ao mar, de pés descalços que caminham pela areia.
Maria Bethânia emerge como ícone e canta um samba-de-roda.
Os vestidos despojados, com aplicação de rendas, chegam enriquecidos por bordados manuais em linhas e madrepérolas.

FORMAS
As formas se contrapõem, oscilam entre longas e curtas - próximas do corpo, mas abrindo leves volumes, sempre em proporções que valorizam a silhueta feminina.
As cinturas são altíssimas, sobretudo nas pantalonas estruturadas.
Há vestidos longos, que lembram sereias contemporâneas, vestidos curtos, tops, camisas com efeito de transparência, coletes e hot pants.

ESTAMPAS
Estampas pixeladas lembram um longo oceano e se juntam ao trabalho artesanal, característico da Última Hora, em forma de tinturas manuais, ombrés, richelieu e macramês, que lembram redes de pesca.
Os bordados vêm enriquecidos por madrepérolas e pedras.

TECIDOS
Seda
Palha de seda
Algodão
Laise
Rendas artesanais
Tule

CORES

Azul Pacífico
Azul Abrolhos
Areia Noronha
Branco Canoa