sexta-feira, 26 de julho de 2013

Workshop MIT

O Workshop MIT – Moda & Indústria Têxtil -, promoção do Sindivest-MG com apoio da Fiemg, terminou na quarta-feira (dia 24 de julho), no teatro Sesiminas, com grande sucesso. O objetivo do evento é promover o relacionamento entre as empresas de moda através da informação e reflexão. Palestras, cases de sucesso e debates sobre questões importantes para o setor foram foco da programação.
Algumas das principais empresas têxteis brasileiras participaram do evento em um salão de negócios paralelo, lançando suas apostas e matérias-primas para o inverno 2014.
As três palestras realizadas na terça-feira passada, tiveram um denominar comum: a importância da internet como canal de comunicação e comercialização de produtos das marcas de moda.
Primeiro dia
Inácio Ribeiro, que comanda a Clements Ribeiro em Londres, encantou a plateia do Workshop MIT – Moda & Indústria Têxtil – com uma palestra sobre sua história profissional, desde que saiu de Belo Horizonte, no final de 1988, para se aprimorar como estilista em Londres e, posteriormente, criar a sua marca.
Revelando os percalços e sucessos de uma carreira de mais de 20 anos, o mineiro revelou que já está adotando a plataforma virtual, transferindo para ela a distribuição e vendas de produtos. Confessou ainda que está encantado com as possibilidades da internet e que, com esta atitude,  abraça o futuro, já que as fórmulas antigas não funcionam mais.
Revistas - Lenita Assef, ex-diretora de redação da revista Elle, abordou o tema Moda e mídia, afirmando que continua acreditando nas revistas especializadas em moda pela credibilidade que elas passam para as leitoras, mas que a web funciona como um instrumento eficaz paralelo para direcionar e filtrar informações que guiam o caminho dessas publicações. Criticou também as blogueiras mal preparadas, que usam seus espaços virtuais para ganhar rios de dinheiro: segundo sua previsão, o que vai predominar na blogosfera da moda, futuramente, são os blogs assinados por jornalistas, com conteúdo jornalístico.
Vendas - Tereza Cristina Horn falou sobre Venda inteligente, enfatizando a possibilidade de usar todos os recursos da internet como ferramenta para conhecer o público algo e comunicar com ele de forma mais assertiva.
Debate - A programação do dia foi encerrada com um debate sobre Realidade brasileira na moda, mediado pela jornalista Heloisa Aline, com as presenças de profissionais renomados como Mary Arantes, da Mary Design; Camila Faria, da Vivaz; Evilásio Miranda, gerente do Núcleo de Moda e Design do Programa Têxtil Brasil; Jorge Faccioni, presidente do portal Use Fashion; e Natália Dornellas, jornalista de moda.
Segundo dia
Kim Laursen, dinarmaquês radicado na França, abriu a manhã apresentando para o público seu trabalho como fashion designer internacional. Primeiro, como braço direito de Christian Lacroix por 14 anos, exibiu e comentou os modelos sofisticados, construídos com técnicas primorosas, que criou para a marca e foram desfilados nas semanas de moda francesa durante esse tempo.
Em um segundo momento, o enfoque foram as coleções concebidas para a Maison Irfe e para a Azzaro, da França. Atualmente, Laursen é diretor de criação da brasileira Guetz, especializada em tricô, que já desfilou na São Paulo Fashion Week. Ele apresentou também o seu processo de criação para a marca de tricô paulistana.
TV e rua - Marília Carneiro, que inaugurou a profissão de figurinista no Brasil, falou sobre a sua carreira, iniciada despretenciosamente, na Rede Globo, com um convite de Daniel Filho, e dos hits de sucesso que emplacou, como as sandálias de salto com meias de lurex, que se tornaram uma febre nas ruas.
Dona de uma butique em Ipanema, que não deu certo, na década de 60, ela inovou compondo figurinos reais para os personagens usando peças de marcas e lojas do Rio de Janeiro. Marília frisou que já cometeu erros com final feliz: na novela Brilhante, o corte de cabelo muito curto de Vera Fischer não agradou a ninguém. Para disfarçar o pescoço da atriz, lançou mão de um lenço bandana, que virou moda em todo o país e era vendido em todos os camelôs. “A moda sempre este presente no meu trabalho até quando fui trabalhar com o humorístico TV Pirata”, enfatizou.
Com 40 anos de TV Globo, a figurinista, que já passou pelo cinema, abordou também o processo de composição dos personagens por meio dos figurinos, o que inclui, além das roupas, o cabelo, make-up, unhas.
Sobre o ego e vaidade das atrizes, certa vez brincou que iria trabalhar só em filme de guerra, em que a maioria dos atores é homem.
Encerramento - Cris Gurgel, a terceira palestrante da noite, discorreu sobre Tendências de joias e bijuterias, destacando os acessórios que prometem ficar em alta no inverno 2014. E Tereza Santos fechou o evento com a palestra Moda e comportamento, em que destacou as apostas para a estação mais fria do inverno

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