quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Arte em Couro será lançado no dia 9 de dezembro

Livro resgata a história das empresas mineiras do setor de calçados e bolsas

O Sindicato das Indústrias de Calçados no Estado de Minas Gerais e o Sindicato das Indústrias de Bolsas e Cintos no Estado de Minas Gerais lançam o livro Arte em Couro – A Força Empreendedora e a Energia Criativa da Indústria de Calçados e Bolsas de Belo Horizonte - iniciativa que integra as ações desenvolvidas através do Programa de Melhoria de Competitividade do APL de Bolsas e Calçados de Belo Horizonte e RMBH -, no dia 9 de dezembro, 19h, no Espaço Vista (Rua Juiz Achilles Velloso, 385 - Estoril).

Um painel de debates sobre moda e design, com a participação das jornalistas Moema Tedesco e Cris Carneiro e da empresária Cláudia Mourão, com mediação da jornalista Heloisa Aline, diretora da Salamandra Comunicação, faz parte da programação do evento, que conta com o apoio do Sebrae-MG.

Segundo os presidentes dos sindicatos, Jânio Gomes e Rogério Lima, o objetivo da publicação é resgatar a trajetória das empresas que trabalham no segmento fazendo-a chegar às gerações futuras, contribuindo com a cultura do empreendedorismo no país.
 “A intenção é deixar registrado o pioneirismo dos empresários que nos antecederam, a ousadia, inovação e entusiasmo dos que vieram depois. Trata-se de uma homenagem a todos que se apaixonaram pelo setor, contribuindo para seu engrandecimento”, afirmam.

O livro parte de uma retomada histórica da produção de couro em Minas Gerais, sua importância econômica e cultural, e relembra a história de Belo Horizonte e os movimentos culturais e estéticos que construíram as bases da moda e design no estado.

Polo criativo

Da manufatura à indústria produtiva e conectada às tendências mundiais da moda, Arte em Couro narra, da década de 1960 à de 2000, o desenvolvimento das indústrias mineiras, constituindo um polo que cresceu e prosperou sob o primado da criatividade, do capricho artesanal, do bom gosto e do crescente direcionamento para o público feminino. Empresas pequenas e médias, em sua maioria, conseguiram chamar a atenção do Brasil por seu trabalho inovador e diferenciado, que garantiu a Minas Gerais a fama de capital do design de calçados.

Os capítulos destacam também a trajetória dos principais empreendedores e estilistas, os cases de sucesso das grandes marcas e os fatos marcantes da evolução do segmento, que se firmou como um dos mais importantes da moda no Brasil.

Para sua realização foram ouvidas cerca de 50 pessoas que atuam nesse mercado entre empresários, estilistas e designers. O trabalho se completa com farta pesquisa iconográfica, que traz fotos históricas e do acervo das indústrias focalizadas.

Com projeto gráfico da New360, Arte em Couro foi editado pela Conceito Editorial, sob os cuidados dos jornalistas José Eduardo Gonçalves e Silvia Rubião, com pesquisas e textos de Doia Freire e Teresa Cristina  Motta e fotos de Daniel Mansur. O prefácio é da jornalista Anna Marina, editora do Caderno Feminino & Masculino do jornal Estado de Minas. A coordenação geral é do Sistema FIEMG - Federação das Indústrias de Minas Gerais.


FOTOS DANIEL MANSUR 
  










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