O lançamento do livro Arte em Couro - A força empreendedora e a energia criativa da indústria de calçados e bolsas de Belo Horizonte, uma iniciativa do
Sindicalçados-MG e do Sindibolsas-MG, , realizado dia 9 de dezembro, no Espaço
Vista, fechou, com o sucesso, as
ações do Programa de Melhoria de Competitividade do APL de Bolsas e
Calçados de Belo Horizonte e RMBH realizadas pelos sindicatos.
O evento contou com a presença do presidente da Fiemg, Olavo
Machado Filho, da secretária de Estado da Cultura do Estado de Minas Gerais,
Eliane Parreiras, e de mais de cem pessoas, que foram conferir a publicação.
Ela registra a trajetória das empresas do setor e abrange
das décadas de 1960 à de 2000, incluindo também os pioneiros, que desbravaram o
mercado, e as indústrias e marcas contemporâneas, que se destacaram no período,
contribuindo para o crescimento e fortalecimento do polo na capital mineira e
RMBH.
No discurso de abertura, Jânio Gomes enfatizou que o projeto
começou com um sonho. “O que nos leva a crer, cada vez mais, que sonhar é
preciso, está no cerne do empreendedorismo.
Ele é o primeiro passo e o essencial para que nossas ideias se tornem
realidade, é a alavanca que dispara um desejo interno intenso capaz de abarcar
outras pessoas, levando-as a sonhar conosco”.
Ressaltou ainda que o subtítulo do livro expressa bem o que
o setor é: “uma força empreendedora, uma
energia criativa, um time que têm lutado arduamente contra a maré de planos e
instabilidades econômicas, procurando manter o seu negócio a todo custo,
segurar os seus sonhos com rédea curta”.
Em seguida, agradeceu as parcerias responsáveis pela concretização do
projeto, como o BID, o governo de Minas Gerais, o Sebrae-MG, a diretoria dos
sindicatos, os associados que abriram seus baús de memórias para enriquecer o
conteúdo da obra, a equipe responsável pela publicação, capitaneada pelos
jornalistas José Eduardo Gonçalves e Sílvia Rubião, da Conceito Editorial.
Endossando as palavras de Jânio Gomes, em seu discurso o
presidente do Sindibolsas-MG, Rogério Lima, prestou uma homenagem a Patrícia
Rajão e Hélio Paiva, antigos funcionários dos sindicatos, que comandam,
internamente, as duas instituições, e também colaboraram com a publicação do Arte em Couro.
A programação do evento contou ainda com o painel Passado,
presente e futuro, com a participação das jornalistas Moema Tedesco e Cris
Carneiro e da empresária Cláudia Mourão. A mediação foi da jornalista Heloisa
Aline, diretora da Salamandra Comunicação. Cada convidada abordou a indústria
de calçados e bolsas do ponto de vista das épocas propostas no debate, relembrando ícones do setor
como Getúlio Guimarães, um visionário, que marcou época com sua capacidade
empreendedora.
Oficializando
o lançamento do livro, Jânio Gomes e Rogério Lima autografaram um exemplar que
foi dedicado a Darcy Caldeira que, com o marido João Caldeira, foi proprietária
dos Calçados Kátia. Os pioneiros empresários fizeram parte do Clube Pé de Ferro
e tiveram participação ativa nas ações do Sindicalçados.
Conteúdo
Arte em Couro
aborda a produção do couro, sua importância econômica e cultural, relembrando
também a história de Belo Horizonte e os movimentos culturais e estéticos que
construíram as bases da moda e design no estado.
O período percorrido se inicia na
década de 1960 e vai até à de 2000. Nesse tempo, as empresas passaram da
manufatura para a indústria produtiva, atingindo seu ápice nos
anos 1980, época de efervescência mundial da moda, quando as novidades dos
grandes centros fashion começaram a influenciar diretamente a produção local.
São dessa época marcas como a Cândida Andrade, criadora nata com estilo
autoral, cujo trabalho é lembrado até hoje.
Conectada
com as tendências mundiais, a indústria de calçados e bolsas se desenvolveu,
constituindo um polo que cresceu e prosperou sob o primado da criatividade, do
capricho artesanal, do bom gosto e do crescente direcionamento para o público
feminino. Empresas pequenas e médias, em sua maioria, conseguiram chamar a
atenção do Brasil por seu trabalho inovador e diferenciado, que garantiu a
Minas Gerais a fama de capital do design de calçados.
Os capítulos destacam
também a trajetória dos principais empreendedores e estilistas, os cases de
sucesso das grandes marcas e os fatos marcantes da evolução do segmento, que se
firmou como um dos mais importantes da moda no Brasil. Por fim, o livro debate a atual situação da
indústria de sapatos e bolsas no estado, identificando e discutindo desafios e
oportunidades de negócio, e coloca à disposição das pessoas e empresas
interessadas na atividade, informações relevantes e estratégicas sobre o setor.
Para sua realização foram ouvidas cerca de 50 pessoas que atuam no
segmento entre empresários, estilistas e designers. O trabalho se completa com
farta pesquisa iconográfica, que traz fotos históricas e do acervo das empresas
focalizadas.
Com projeto gráfico da New360 e editado pela Conceito Editorial, sob os
cuidados dos jornalistas José Eduardo Gonçalves e Silvia Rubião, com pesquisas
e textos de Doia Freire e Teresa Cristina
Motta, e fotos de Daniel Mansur, Arte
em couro tem coordenação geral do Sistema FIEMG.
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