quarta-feira, 16 de abril de 2014

Semana Francesa: gastronomia e cultura


Um Pedacinho da França na Vila 211: um encontro entre o terroir mineiro e francês.

A programação de hoje, 16 de abril, da Semana Francesa inclui o evento Um Pedacinho da França na Vila 211: um encontro entre o terroir mineiro e francês com o chef de cozinha Eduardo Avelar, referência na gastronomia mineira e pesquisador responsável pelo mapeamento e estudo dos diferentes terroirs de Minas Gerais.
O encontro será acompanhado de petiscos e comidinhas mineiras combinadas com vinhos selecionados e importados pela V&A – especializada em vinhos franceses, cujos produtos são cuidadosamente escolhidos diretamente de vinícolas francesas familiares, representantes autênticas do terroir francês.
O evento, que acontecerá entre 19h e 22h30, acontece na Vila 211, no bairro da Serra, loja dedicada a produtos voltados para casa, localizada em uma antiga vila rodeada de árvores, caminhos de paralelepípedos, paredes de texturas variadas e casario de portas altas.
No mesmo local, acontece também a abertura da exposição da francesa radicada em Belo Horizonte Héloise Delavenne.
Médica psiquiatra, ela mora no Brasil há dois anos e exprime com imagens o cotidiano brasileiro, acreditando que a emigração é uma arte em si, a arte de colocar-se em movimento, de renovar todas as rotinas para viver dentro de um novo universo.
As Minas Gerais, região de montanhas e cidades coloridas, se tornou uma fonte inesgotável para os cadernos de croquis da artista, que frequentou a Escola Guignard em 2011 e faz parte do grupo Urban Sketchers de Belo Horizonte, comandado pela professora Márcia Franco.
Héloise publica seus desenhos no blog  e em sua página no facebook, Desenhos de uma francesa no Brasil, onde compartilha seus retratos e instantes da vida brasileira, sempre com um olhar fresco e instigante.


Desenhos do quotidiano
Vila 211 - Rua Estevão Pinto, 211 - Serra
Horário: de segunda-feira à sexta-feira, das 10h às 19h
Sábados: das 10h às 14h 


Café com Agnès Varda

A Semana Francesa será encerrada, amanhã, dia 17 de abril, com o evento Café com Agnès Varda e apresentação do filme Sans toit ni loi dirigido pela cineasta belga,  às 10h, no Cine Humberto Mauro, no Palácio das Artes. A entrada é franca.
Precedida por um café da manhã,  a sessão terá também comentários sobre a obra, que ganhou vários prêmios como o Leão de Ouro no Festival de Veneza em 1985, o de melhor filme estrangeiro pela Associação de Críticos Americanos, melhor filme e melhor direção do júri jovem do Festival de Bruxelas e melhor filme no Festival Internacional de Durban, África do Sul, entre outros. Para completar, rendeu a Sandrinne Bonnaire, a protagonista, com apenas 17 anos na época, o César de melhor atriz.
A morte da andarilha Mona, congelada pelo frio de um rigoroso inverno, é o ponto de partida para uma investigação sobre os últimos dias da misteriosa jovem. A reconstituição é feita através da intercalação de flashbacks e relatos das pessoas com quem ela foi cruzando, com sequências narrativas do seu percurso.
Agnès Varda nasceu em 1928, em Bruxelas, na Bélgica. Estudou História da Arte na École Du Louvre e trabalhou como fotógrafa em Paris. Em 1954, decidiu fazer seu primeiro filme, La Pointe Courte. Apesar de comumente associada à Nouvelle Vague, ela pertenceu ao movimento Rive Gauche, juntamente com Chris Marker, Alain Resnais, Marguerite Duras, que, por sua vez, estava ligado ao Nouveau Roman na literatura. Varda é também conhecida pelos seus trabalhos em fotografia e instalações.


Sabores da França

O Festival Gastronômico da Semana Francesa prossegue até o dia 17 de abril, quinta-feira, com a participação dos melhores restaurantes da cidade, como o A Favorita, O Dádiva, Taste Vin, Gomide, Bistrô do Divino, Ah! Bon, Benvindo,  Quinto do Ouro ( hotel Ouro Minas), Ah Bon Vivant, Eloi Moreira Art Cuisine e Ephigênia Bistrô.
Para os que amam doces, o endereço certo é o Caprices de Paris, na Savassi.
O menu promocional de todas as casas inclui pratos franceses por R$ 80,00 (entrada, prato principal e sobremesa). Oportunidade imperdível para apreciar os sabores da França.



 

0 comentários:

Postar um comentário